Não Amarás


(cartaz polonês, claro)

Magnífico filme sobre amor do velho Kisla (Krzysztof Kieslowski, para os não íntimos). Vale a pena ver e rever essa aula de cinema, psicologia e amor. Aliás só entendi melhor quando vi pela segunda vez. O título em português “Não Amarás” leva a uma interpretação pessimista da obra, enquanto o original “Krótki film o milosci” (polaco é lindo), em tradução livre, significa “Pequeno filme sobre o amor” e dá pano para uma interpretação mais otimista sobre o tema (ou menos pessimista).

O filme trata de um jovem solitário chamado Tomak que se apaixona por uma mulher que mora no prédio em frente ao seu. Sem coragem de se declarar. espia através de sua luneta a mulher por meses, decora seus gestos, seus gostos, seus horários e passa a ama-la de forma pura, inocente e levemente doentia. Quando Tomak perde o controle de seus atos solitários de amor à distância, é obrigado a enfrenta-la. E para surpresa dele (e minha) ela se assusta no começo mas passa a ter um fascínio por ele também.

Ele ama ela puramente, sem precisar de nada em troca. E quando a troca vem (fora de seu controle), o amor mostra sua faceta perigosa. Nem todos estão prontos para amar.

Ela então descobre o que é o amor através do amor dele por ela. O amor não precisa ser simulâneo, mas ele precisa ser reconhecido no outro, pois nela mesmo só reconhece o cinismo.

Esta é a brilhante cena final. Manipulação de tempo, espaço e coração que só o cinema é capaz. Só vai entender quem ver o filme inteiro, mas mesmo assim é espetacular.

Singelo e profundo. O cinema como expressão máxima de ideias e sentimentos. Kieslowski no alto de sua forma. E mais um filme pra minha lista de intocáveis.

  1. I just like the valuable info you provide to your articles.
    I will bookmark your blog and take a look at once
    more here regularly. I am rather sure I will learn plenty
    of new stuff proper here! Good luck for the next!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: