Os melhores filmes de 2010

2010 foi o melhor ano da minha vida nos aspectos acadêmicos e profissionais.

Mas foi o pior no quesito cinefilia.

Nunca vi tão poucos filmes em um ano.

Não pensem que aparecerão aqui filmes como A Rede Social, O Segredo dos seus Olhos, O Profeta ou até mesmo A Fita Branca, por que não os assisti ainda. Não vi Scott Pilgrim por imbecilidade das distribuidoras locais e não vi Como Treinar se Dragão por imbecilidade minha. A Origem, filme tão badalado, eu assisti mas achei chato pacas e está devidamente fora da lista.

Tentei apelar para uma lista mais curta, tipo TOP 3, TOP 5 pra não ficar tão vergonhoso, mas acabei fazendo uma tradicional TOP 10 mesmo, com suas idiossincrasias e aberrações.

10 – MARY & MAX

Surpreendente animação australiana em stop motion contando uma história bela e pesada, com toques de humor negro muito bem dosados. Uma jóia rara.

9 – TROPA DE ELITE 2

Nunca vi filme nacional tão catártico. Cinema brasileiro está momentaneamente de parabéns.

8 – GIGANTE

Singelo filme uruguaio (dos mesmos criadores do belíssimo Whisky) que me inspirou mostrando que voyeurismo não é necessariamente algo ruim.

7 – À PROCURA DE ERIC

Quem diria que o ultrarrealista Ken Loach ia acabar fazendo uma comédia dramática tão bem equilibrada com uma premissa  tão deliciosamente absurda. E Eric Cantona é de um carisma impressionante tanto como jogador quanto como ator.

6 – TUDO PODE DAR CERTO

O habitual Woody Allen menor, mas acima de praticamente todas as comédias do ano. Se bem que essa me pareceu bem vigorosa. Bom sinal.

5 – LUNAR

Fazia tempo que não via ficção-científica tão boa. Parece um 2001 inteligível. Mas no fundo é um baita filme-estudo sobre a humanidade através da relação de um indivíduo se relacionando consigo mesmo.

4 – SEDE DE SANGUE

Chan-Wook Park é meu ídolo. E como é delicioso ver ele lançar um filme de vampiro tão visceral em meio a essa leva de vampiros aborrescentes de boutique.  E o que é esse poster?? Gênio, gênio.

3 – KICK-ASS

A segunda melhor HQ que li no ano só podia virar um filme que entrasse no meu TOP 10.  As mudanças na adaptação foram felizmente totalmente justificáveis. Uma aula de transposição midiática. E não me divertia vendo pancadaria sanguinolenta como há muito não fazia.

2 – ONDE VIVEM OS MONSTROS

Minha maior surpresa do ano. Evitei ler qualquer opinião à respeito do filme. Não sabia que era tão foda assim. O melhor filme adulto sobre infância, ou filme infantil para adultos que vi em anos. Auuuuuuuuuuuu…

1 – TOY STORY 3

Provavelmente último grande filme da Pixar de uma série de filmes brilhantes. Provavelmente vão cair feio com Carros 2, mas eles terão créditos eternos. Principalmente por ter me feito chorar copiosamente vendo o encerramento da série Toy Story ser tão brilhante que chegou a me fazer ser uma pessoa melhor. E quantos filmes conseguem fazer isso com a gente?

 

 

 

MENÇÕES HONROSAS:

(que não entraram na lista anual por chegarem bastante atrasados nesse imenso país que me abriga)

 

À PROVA DE MORTE (2007)

Tarantino se diverte. Então eu também. E Mary Elizabeth Winstead… bem-vinda ao meu mundo de fantasias.

FORA DE CONTROLE (2008)

Barry Levinson tem que filmar mais, oras. Filmão que foi direto pras locadoras. Quem curtiu sua obra-prima Mera Coincidência vai gostar dessa comédia sobre os bastidores de Hollywood. E Bruce Willis se recicla muito bem.

 

E é isso.

Foi fácil até.

Juro que não tive que deixar grande coisa de fora.

Espero que no final de 2011 role pelo menos um TOP 25 nervoso.

E o ano começa…

  1. Pô, achei Kick Ass um porre… E Toy Story 3 tbm hehehe🙂

  2. Que preconceito, Roy, Por pouco não coloco Os Mercenários na lista para elevar a testosterona e deixar menos infantil.

    • Alana
    • 11 janeiro, 2011

    Tudo pode dar certo foi detestável, mas também chorei no Toy Story 3 rsrs…
    Abs!!

  3. Assisto Toy Story 3 toda a semana, há mais de um mês. E choro sempre.

  4. Que bom que não sou o único chorão vendo desenho…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

