Discurso de Bill Murray para Sofia Coppola

Sofia Coppola recebeu duas homenagens em uma só noite. Uma delas inesquecível.

Há uma semana atrás aconteceu a festa do National Board of Review Awards, uma premiação da associação dos críticos de Hollywood e Sofia foi homenageada pela sua curta, mas importante, filmografia. Até aí tudo bem. Todo ano entregam prêmios para ela. O que vai ficar na memória dela, de quem estava lá e de quem está lendo isso é o discurso do Bill Murray (o cara mais cool do universo) para apresentá-la.

Eu não faço questão de ganhar prêmios por meus filmes. Mas um discurso desse, de um cara desse, seria incrível.

Traduzi ele livremente na integra:

“Disseram-me que eu tinha 2 minutos. Eu vou comer esse Red Hot (um doce que estoura na boca) então eu terei terminado em 2 minutos (falando de boca cheia). Por que você dá um prêmio desses? Por quê? Porque vocês têm que ter desculpa pra fazer festa.Porque vocês têm que competir com o Globo de Ouro (aplausos)  Nós todos nos perguntamos isso. Vocês todos podem sair à noite, celebrar sem seus parentes. Vocês trabalharam para isso. Vocês merecem isto.

Mas por que vocês dão esse prêmio para Sofia Coppola? Porque vocês querem encorajá-la, eu acho. Eu acho que essa é a razão verdadeira. Olhem para ela! Ela vem de uma família, mãe e pai, ambos tão bem sucedidos, criando trabalhos divertidos e provocantes. Ela escreveu um roteiro para As Virgens Suicidas. Ah! A ambição dessa gente jovem! Você acredita nisso? A Ambição! Ela conseguiu o trabalho de diretora. Ela dirigiu Encontros e Desencontros em outro país e em outra língua e ganhou um prêmio por isso (pausa). Deus, este Red Hot ta quente. Mas eu não vou desistir de vocês porque eu tenho outra metade no meu bolso (puxa do bolso e põe na boca). Eu tenho um e meio na minha boca agora (de boca cheia).

Então ela decide trabalhar na França para fazer Maria Antonieta, uma mulher decapitada. Não é uma criatura simpática, sabem o que eu quero dizer? Muitos diretores passariam esse filme adiante. E mesmo assim ela fez um lindo filme. E agora ela fez Um Lugar Qualquer, que se passa em… um lugar qualquer. Eu sei, é na costa oeste, no sul da Califórnia.

Então, por que vocês dão um prêmio para essa pessoa? Vocês dão um prêmio porque ela precisa ser encorajada. Você olha ao redor nesse salão e você vê o mundo do cinema, e você consegue ver pessoas que tiveram sucesso cedo na carreira. Alguns mereceram, alguns foram sortudos, alguns conquistaram, mas em algum ponto a vida bateu mais forte. Eles caem na vida, como Sofia o fez. Ela casou. Agora ela tem um amor francês (Thomas Mars, lider da banda Phoenix). Ela tem duas crianças lindas com esse amor francês. E eu estou cansado desses diretores com criancinhas fofas em casa. Eu não agüento mais. Ela tem crianças lindas e vive com um homem que é o único francês na história que  sabe tocar rock´n roll. Foda-se Johnny Hallyday (audiência gargalhando)! Pardon meu francês.

Então por que vocês encorajam essas pessoas? Porque agora que ela alcançou esse sucesso, ela teve esse trabalho todo, ela caiu na vida, ela teve família, ela tem tudo nas mãos, e agora vêm pessoas como vocês e dizem “Vamos dar a essa pessoa outro incentivo para ela continuar, porque agora a vida vai bater pesado, como bate em todo mundo que viveu o suficiente. Ela bate forte e se mete no caminho da sua carreira, ela sacode sua vida. Não necessariamente sua vida, mas descarrilha definitivamente sua carreira. Você me mostra um ator fazendo uma merda de filme e eu te mostro um cara com um divórcio complicado (audiência gargalha). Certo? Certo? (olhando ao redor) Vocês sabem de quem eu estou falando.

Eu quero o melhor pra ela porque ela é uma dama. Ela age como uma dama, as mulheres em seus filmes são damas, elas têm força e poder. Até as stripers em seu último filme tem confiança o suficiente para chamar o ator principal de imbecil. Como todas as mulheres deveriam chamar seus homens esta noite, eu acho, stripers ou não. Então nós damos um incentivo para dizer, vai lá, você foi tão longe, vá para águas mais profundas, force-a para fazer filmes ainda maiores e mais intensos, mais e mais filmes.Ela tem um lindo olho. Ela tem muito bom gosto na escolha das pessoas com quem trabalha. Ela é uma diretora, editora e produtora dócil e compreensiva. Ela é todas as coisas que nós desejávamos poder ser na idade dela. Ela tem sido sortuda até agora, e ela tem sido forte. Vamos continuar incentivando-a. Eu agradeço vocês por darem esse prêmio a ela. Sra. Sra. Sra Sofia Coppola.”

  1. Pegou pesado. Até chorei um tiquim…

  2. achei foda o final. ele diz q o premio esta sendo dado pelos pais dela?
    ela ficou semg graça, como foi a repercussão, vc sabe?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

